Confira uma pequena lista que fiz aqui abaixo:
- Brócolis: é super rico em vitamina K e compostos vegetais, como sulforafano, que podem ajudar a proteger o cérebro contra danos celulares e melhorar a função cognitiva.
- Espinafre: é uma boa fonte de ferro, vitamina K e ácido fólico, que são importantes para a saúde cerebral.
- Couve: é rico em vitamina K e compostos vegetais, como clorofila e glutationa, que podem ajudar a proteger o cérebro contra danos celulares.
- Rúcula: esta hortaliça contém vitamina K, vitamina C, vitamina A, folato e ferro.
- Repolho: é uma hortaliça rica em vitamina K, vitamina C, vitamina A, folato e ferro.
Além de dar aquela turbinada no cérebro, este alimento pode acelerar o metabolismo, diminuir a resistência à insulina, ajuda a controlar a pressão, estabiliza o colesterol e a glicose e ainda dá uma sensação de bem estar.
Mas vale ressaltar que os benefícios vem do cacau, então o mais indicado é o chocolate 70% (quanto menos açúcar e leite em sua composição, melhor).
Elas podem ajudar a melhorar a memória e a cognição, além de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e a depressão. Além disso, as gorduras boas também são necessárias para a formação de células cerebrais e para a saúde da membrana celular, que é fundamental para a comunicação entre as células cerebrais.
Segue exemplos de alimento onde você poderá encontrar este tipo de gordura:
- Peixes gordurosos, como salmão, atum, sardinha e truta, que são fontes de ômega-3.
- Sementes e nozes, como linhaça, chia, nozes, amêndoas e macadâmia, que são fontes de ômega-3 e ômega-6.
- Azeite de oliva e óleo de coco, que são fontes de gorduras monoinsaturadas e saturadas saudáveis.
- Abacate, que é rico em gorduras monoinsaturadas.
- Ovos, que são uma boa fonte de gordura saudável.
- Chá verde: É rico em antioxidantes, especialmente catequinas, que podem ajudar a melhorar a função cognitiva e a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.
- Chá branco: Também é rico em antioxidantes, incluindo a catequina e a galato de epicatequina, que podem ajudar a proteger o cérebro contra danos celulares.
- Chá preto: Contém cafeína e teanina, que podem ajudar a melhorar a concentração e o desempenho cognitivo.
- Chá de hortelã: É uma erva medicinal que pode ajudar a aliviar a ansiedade e a melhorar o humor.
- Chá de Ginkgo Biloba: É uma erva medicinal que é usada há muito tempo na medicina tradicional chinesa para melhorar a circulação sanguínea e melhorar o fluxo de sangue para o cérebro.
- Suco de frutas vermelhas, como mirtilo, amora e cranberry, que são ricos em antioxidantes e flavonoides que podem ajudar a proteger o cérebro contra danos celulares e melhorar a função cognitiva.
- Suco de laranja, que é uma boa fonte de vitamina C e flavonoides, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a saúde do cérebro.
- Suco de limão, que é rico em vitamina C, antioxidantes e flavonoides que podem ajudar a proteger o cérebro contra danos celulares.
- Suco de cenoura, que é uma boa fonte de vitamina A, que é importante para a saúde da retina e do cérebro.
- Suco de beterraba, que é rico em nitratos que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e o fluxo de sangue para o cérebro.
